Sunday, February 2, 2014

Por uma Juventude Empreendedora


Cientes da necessidade de estimular a capacidade empreendedora e o espirito inovador dos jovens bracarenses, pretendemos desenvolver um conjunto de iniciativas que visam o aconselhamento, a orientação vocacional e a procura/criação do próprio emprego. Nesse sentido, pretendemos reforçar a articulação entre instituições públicas e empresas no sentido de apoiar os jovens na pesquisa, no estudo e na orientação das suas ideias de negócio.

Porque queremos que os jovens de hoje participem na construção de uma Braga mais empreendedora, os nossos objetivos passam também pela divulgação de informação acerca de programas no âmbito do empreendedorismo, da inovação e da criatividade jovem. A educação para o empreendedorismo é também uma preocupação da nossa estrutura, pelo que pretendemos atuar junto dos jovens do ensino secundário, colocando a comunidade escolar em contacto direto com os empresários bracarenses.

Ainda neste ponto e de forma a combater o absentismo escolar e a despertar o interesse dos alunos pela investigação e pela ciência, pretendemos estimular o desenvolvimento de concursos de ideias criativas junto da comunidade escolar, envolvendo deste modo o município, as instituições, as empresas e as escolas.

A taxa de desemprego jovem no distrito de Braga apresenta números elevados, havendo mesmo uma desarticulação entre a oferta e a procura do mercado de trabalho. Desta forma, achamos necessária uma análise das profissões emergentes na cidade de Braga, ajudando os jovens a fundamentar a sua opção de carreira ou de formação, de acordo com as realidades do mercado de trabalho do distrito.

Ainda neste ponto, consideramos importante a criação de uma rede de informação digital, que funcione como um sistema capaz de cruzar perfis, funções e competências desejadas nos jovens pelo mercado empresarial da região.

Consideramos que o problema do desemprego deve ser combatido com projetos integrados e interdisciplinares. Nesse sentido, defendemos o reforço da articulação entre os vários gabinetes de inserção profissional do concelho, o IEFP, a Universidade do Minho e a Câmara Municipal de Braga de forma a reforçar a partilha de informação,orientação e aconselhamento na vertente da formação, qualificação e oportunidades de emprego.

Vamos reforçar a imagem de Braga como “A cidade do Empreendedorismo”.

Por uma juventude empreendedora!

No comments:

Post a Comment